Dia da Saúde Menstrual – tá chegando!

  • Por nua
  • 24 de maio, 2022

Está chegando uma data muito importante para nós, menstruantes, conhecida como “Dia da Higiene Menstrual”, mas você sabe o que ela significa?

Com o aumento das conversas globais sobre pobreza e estigma menstruais, impulsionadas, principalmente, pelas redes sociais, uma organização não governamental alemã (WASH United) criou, em 2014, o Dia da Higiene Menstrual.

Desde então, todo dia 28 de maio a atenção é voltada para a acessibilidade a produtos menstruais e infraestrutura adequada e limpa para menstruantes ao redor do mundo. Ao longo dos anos, o foco do dia evoluiu de consciência sobre a pobreza menstrual, para um dia de ativismo contra tabus e estigmas.

Não deve ser surpresa para ninguém que, aqui na nua, consideramos toda essa temática que envolve o dia 28 de maio de extrema importância para evoluirmos no combate ao tabu menstrual e todas as suas consequências negativas nas nossas vidas como menstruantes – para isso, nós não cansamos de dizer de novo e de novo o quanto é importante FALAR sobre menstruação. Assim, ter um dia que se dedica completamente a esse tema é algo a se celebrar (e muito).

Entretanto todavia contudo, temos alguns “poréns” sobre o nome escolhido para nomear esse dia tão importante:

O termo “higiene menstrual” foi cunhado em 2005 pela UNICEF e, segundo a definição oficial da organização, se refere à gestão da higiene associada ao processo menstrual, ou seja, o uso de produtos menstruais limpos, que possam ser trocados com privacidade, quando for necessário, e com a infraestrutura adequada para limpeza e descarte.

Apesar de concordarmos com a importância do trabalho e consciência ao redor do tema, para nós, o termo “higiene” é limitante e não reflete a totalidade do que é menstruar. Um dos grandes estigmas menstruais é justamente a construção social falsa de que menstruação é suja e vergonhosa – algo que precisa ser escondido e “higienizado”.

Assim, nós decidimos aderir ao movimento “Health Not Hygiene” criado pela Josie Parmee e reconhecido pela UNICEF, e usar o termo “Saúde Menstrual”, que diz respeito ao bem-estar mental, social e físico de quem menstrua, ao invés de “Higiene Menstrual”, sendo muito mais relevante para representar a vida do menstruante e os temas importantíssimos que são discutidos em 28 de maio.

Nossa menstruação é diversa, complexa e natural. Por isso, como nos referimos a ela também deveria ser. Falar sobre saúde menstrual abre a conversa para além da parte clínica, abrangendo também todos os outros fatores que influenciam diretamente a vida da menstruante, combatendo tabus e conferindo luz no tema.

Acreditamos que é através da visibilidade sobre o tema que conseguiremos gerar um impacto real e contribuir diretamente para a criação de políticas públicas, ações e a normalização desse fenômeno tão importante e poderoso que é menstruar.

Aqui na nua, tentamos fazer nossa parte não apenas nos “28 de maio”, mas todos os dias do ano e convidamos você a fazer o mesmo junto com a gente – assim podemos reverberar os impactos positivos do Dia da Saúde Menstrual de forma constante, recorrente e permanente!

Faça parte do nosso movimento!