Dia da Amazônia

  • Por nua
  • 5 de setembro, 2022

Hoje é comemorado o dia da Amazônia. Um dos biomas mais importantes do planeta e a maior e mais diversa floresta tropical do mundo.

Ela tem um papel fundamental na regulação da temperatura do planeta e no regime de chuvas, sendo um ponto-chave para garantia da sobrevivência humana.

Nos últimos anos, a floresta sofreu com crescentes desmatamentos e queimadas, (o equivalente a 28mil estádios do maracanã desmatados) acelerando para um caminho de desertificação, sem volta.

Mas ainda há esperança e muito que pode ser feito. Por isso, separamos algumas ações que podem ser tomadas (por nós) para ajudar a salvar a Amazônia:

Informe-se e fale sobre a Amazônia

Na hora de se informar sobre a região, procure fontes confiáveis como dados oficiais do Inpe e matérias que citem especialistas de referência no tema como o climatologista e pesquisador Carlos Nobre; o engenheiro florestal Tasso Azevedo; o engenheiro agrônomo Beto Veríssimo, e Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental.

Fortaleça as redes de apoio

Uma série de pessoas e instituições realizam um trabalho contínuo pela preservação da Amazônia. Dessa forma, realizar doações para essas organizações ou apenas dedicar um tempo para assinar petições e divulgar ações, mobilizações e campanhas auxilia na luta pela preservação da floresta.

Aprenda com os povos da floresta

A floresta amazônica é habitada por pessoas há pelo menos 13 mil anos. Os moradores locais conseguiram sobreviver no bioma, ao mesmo tempo que garantiram a sua biodiversidade.

Até hoje, as regiões de floresta habitadas por comunidades indígenas e populações locais são mais bem conservadas. Por isso, conhecer e incentivar ações que promovem as pessoas dessas comunidades ajuda a garantir a manutenção da Amazônia.

Consuma de forma consciente

Essa dica vale para vários aspectos do nosso cotidiano. Na alimentação, você pode reduzir o consumo de carne. A pressão da produção de gado e grãos em algumas regiões da Amazônia segue como uma das principais causas de desmatamento. Mas, calma, o caminho da conservação não é deixar de consumir itens que venham da Amazônia. Ao comprar produtos sustentáveis vindos da região, você valoriza o trabalho de quem vive e luta para manter a floresta em pé. Fique de olho em selos que atestem como o item foi produzido. 

Fonte: Natura Sustentabilidade, 2021. Carta Capital Opinião, 2019. Canal Agro Sustentabilidade, 2021.

Faça parte do nosso movimento!